Sensores
Bruna Aparecida Anacleto Santana RA: 6229037
Rafael Francis Gonzáles RA: 4721600
Antônio Danilo Soares de Castro RA:5912510
Prof. Caruso - Orientador (a)
Tecnologia em Mecatrônica Industrial
2Depto de Engenharia e Tecnologia
Este trabalho tem como objetivo apresentar sobre sensores ópticos, para serem mais específico, as características, os objetivos e algumas aplicações básicas desse grupo de sensores. Veremos princípio de um funcionamento, a estrutura e as características construtivas dos sensores ópticos.
Palavras-chave: sensor, óptico, reflexão, difusa, luz, emissor, receptor, barreira.
1. Sensores ópticos.
São também conhecidos como sensores fotoelétricos e baseiam-se na emissão e recepção de luz infravermelha.
São componentes eletrônicos de sinalização e comando que executam detecção de qualquer material sem que haja contato mecânico entre eles.
O principio de funcionamento do sensor óptico baseia-se na existência de um emissor e um receptor. A luz gerada pelo emissor deve atingir o receptor com intensidade suficiente para fazer com que o sensor comute sua saída. A figura a seguir mostra o principio de funcionamento de um sensor óptico.
1.1 Funcionamento de sensor óptico.
O sinal de luz é gerado pelo emissor do sensor óptico é modulado numa determinada frequência, ou seja, o emissor gera um sinal com certo número de lampejos por segundo. O receptor do sinal do sensor é acoplado a um filtro que somente considera sinais com a mesma frequência do emissor. Essa característica é empregada no sensor ótico para minimizar os efeitos de possíveis interferências causadas por outras fontes luminosas que não o emissor.
1.2 Diagrama de blocos de operação de um sensor óptico.
A figura acima mostra um diagrama de blocos de um típico sensor óptico, que pode ser dividido da seguinte forma:
Oscilador: gera um sinal elétrico