Sensores Indutivos
Alvo Padrão:
É um acionador normalizado utilizado para calibrar a distância sensora nominal durante o processo de fabricação do sensor. Consiste de uma chapa de aço de 1mm de espessura, formato quadrado. O lado deste quadrado é igual ao diâmetro do circulo da face sensora ou 3 vezes a distância sensora nominal quando o resultado for maior que o anterior.
Distancia sensora S
È a distância em que, aproximando-se o acionador da face sensora, o sensor muda de estado da saída.
Distância de acionamento
A distância de acionamento depende da intensidade do campo eletromagnético que depende do tamanho da bobina, portanto não se pode escolher o tamanho do sensor e a distância de acionamento ao mesmo tempo.
Distância Sensora Nominal (Sn): É a distância sensora teórica, a qual utiliza um alvo padrão como acionador e não considera as variações causadas pela industrialização, temperatura de operação e tensão de alimentação. É o valor em que os sensores de proximidade são especificados. Como utiliza o alvo padrão metálico, a distância sensora nominal informa também a máxima distância que o sensor pode operar.
Distância sensora real (Sr)
Valor influenciado pela industrialização, especificado em temperatura ambiente (20°C) e tensão de operação nominal possui desvio de 20% sobre a distância sensora nominal.
0,9 Sn < = Sr < = 1.1 Sn
Distância sensora efetiva (Su)
Valor influenciado pela temperatura de operação, e possui um desvio máximo de 10% sobre a distancia sensor real (Sr). 0,9 Sr < = Su < = 1,1 Sr, ou seja, 0,81 Sn, = Su< = 1,21 Sn
Distância sensora operacional (SA)
É a distância em que seguramente pode-se operar considerando-se todas as variações de industrialização e variação de temperatura.
0 < = As , = 0,81 Sn
Sensores Capacitivos :
Princípio de Funcionamento:
Baseia-se no princípio da mudança de freqüência de oscilação de um circuito