Sensores Gerais
Trabalho de Eletrônica Aplicada
Sensores Gerais
Goiânia, junho de 2013
Instituto Federal de Goiás
Trabalho apresentado à disciplina de Eletrônica Aplicada como parte integrante da média do 2º Bimestre.
Goiânia, junho de 2013
1 − Introdução
Através de sensores, podemos fazer a leitura de determinadas características do ambiente, tais como a presença de um obstáculo no caminho de um robô, a temperatura de um motor ou o fato de uma porta estar fechada ou não, e responder de acordo com elas, ou seja, criar um sistema capaz de interagir com o ambiente.
Nesse trabalho, serão apresentados diversos tipos de sensores, desde modelos comuns até alguns mais elaborados, detalhando o seu funcionamento e explicando como podemos utilizá-los corretamente num circuito eletrônico. Também serão apresentadas algumas aplicações a que eles são geralmente destinados e dadas sugestões de onde eles podem ser aplicados.
2 − Sensores
Literalmente, podemos definir a palavra sensor como “aquilo que sente”. Na eletrônica, um sensor é conhecido como qualquer componente ou circuito eletrônico que permita a análise de uma determinada condição do ambiente, podendo ela ser algo simples como temperatura ou luminosidade; uma medida um pouco mais complexa como a rotação de um motor ou a distância de um carro até algum obstáculo próximo ou até mesmo eventos distantes do nosso cotidiano, como a detecção de partículas subatômicas e radiações cósmicas.
Os sensores podem ser classificados como um tipo de transdutor. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. Um motor, por exemplo, é um tipo de transdutor, pois converte energia química ou elétrica em energia mecânica. Um alto-falante também é um transdutor, já que ele transforma energia elétrica em som. Porém, um sensor pode ser definido como um transdutor específico,