Sensor optico e ultrassonico
Os detectores ópticos ou sensores óptico eletrônicos são dispositivos eletrônicos capazes de converter a energia da radiação que neles incide, em eletros libertados (efeito fotoelétrico), o que permite originar sinais elétricos (tensões, correntes ou variações de condutibilidade elétrica) susceptíveis de serem utilizados em várias aplicações, nomeadamente, a medição de intensidade de fontes luminosas (fotometria), determinação de variações de intensidade de luz (câmaras de emissão de televisão), detecção de alteração de intensidade de um feixe luminoso (contagem de objetos, abertura automática de portas, sistemas de alarme, etc.).
A energia associada aos fotos da radiação incidente é: E= hν =hc/λ em que h = 6,63x10-34 Ws2 é a constante de Planck, µ a frequência da radiação incidente, c a velocidade de propagação e λ o comprimento de onda. A banda de frequências da radiação a que o sensor óptico é sensível depende da energia dos fotos e do material usado como detector. Para radiações de alta frequência, os fotos podem ter energia de tal modo elevada que geram um grande número de eletros à superfície, levando a que a taxa de recombinação de electro lacuna seja tão elevada nesta superfície, que não se verifica a penetração da radiação no material. Por outro lado, a frequência da radiação pode ser de tal forma baixa que os fotos são absorvidos pelo material do detector, não sendo no entanto a sua energia suficientemente elevada para libertar eletros.
Segundo o princípio de funcionamento em que se baseiam para absorver a energia da radiação incidente, os detectores ópticos podem classificar-se em: sensores térmicos e quânticos.
SENSOR ULTRASONICO
Sensor ultrasônico fornece um método de medição da distância muito baixo custo e fácil. Este sensor é perfeito para qualquer número de aplicações que requerem que você realizar medições entre os objetos em movimento ou parado. Naturalmente, aplicações robóticas são muito populares, mas você