SENIOLOGIA ESTUDO DE CASO INTRODU O
4586 palavras
19 páginas
1 INTRODUÇÃO1.1 ANEMIA
A anemia é a falta de hemoglobina circulante suficiente para fornecer oxigênio aos tecidos. A anemia comporta múltiplas causas e esta associada comumente a outras doenças e distúrbios (doença renal, câncer, alcoolismo). (NETTINA, 2012).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for à causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada Anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).
Em geral, quanto maior for à rapidez com que a anemia se desenvolve mais grave serão seus sintomas. As complicações gerais da anemia grave incluem a insuficiência cardíaca, parestesia e confusão (BRUNNER E SUDDARTH, 2005). A falta de ar costuma ocorrer em casos graves de anemia, como a quantidade de oxigênio que chega às células é insuficiente, a resposta do organismo é acelerar a frequência respiratória, na tentativa de aumentar a oxigenação do sangue.
A palidez da pele e das mucosas ocorre por dois motivos. O principal é redução da circulação de sangue que ocorre nos tecidos periféricos (como a pele), já que o organismo passa a dar prioridade aos órgãos nobres do corpo, desviando o fluxo de sangue para os mesmos. Como a pele recebe menos sangue, ela torna-se mais pálida. Além disso, conforme há uma queda no número de hemácias circulantes, o sangue torna-se mais diluído, assumindo uma cor menos viva. Portanto, na anemia, a pele e as mucosas passam a receber menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria.
Segundo Nettina (2012), a anemia pode ser causada pela produção inadequada de eritrócitos, hemólise