Senhor
Não, mas deve tomar todas as medidas no sentido de crescer a produção interna com os programas como o PAC ( Programa de Aceleração de Crescimento) e outras medidas com menor tempo de implantação devendo assim ficar mais leve e solto das garras da burocracia. Fazer um aumento na economia por setores com maior demanda nos gêneros de consumo.
2) Deve incentivar, temporariamente, as importações dos produtos que estão em falta?
Não, pois isto só iria aumentar ainda mais a inflação e o consumo, pois, se não temos o produto não o consumimos, ou trocamos por um outro produto local.
3) Deve incentivar o aumento da produção?
Sim, com mais incentivo e verba do governo mas centralizando a produção nas áreas mais prosperas e produtivas para produzir mais rápido os produtos com mais demanda.
4) Deve dificultar o crédito na economia?
Sim, mas com cautela, pois com uma restrição muito radical ao credito muito pode acontecer e pode até ter uma desestabilização do mercado com mercadorias paradas nas lojas e uma área produtiva com queda muito bruta
5) Deve aumentar as exportações dos produtos que estão em falta no mercado?
Não, pois o mercado interno está com um consumo em alta sendo capaz de consumir toda a produção interna, não sendo necessário a exportação.
6) Quais das medidas acima elencadas tratam-se de medidas de Política Monetária?
As medidas mencionadas nas questões 1, 3 e 4, pois todas as três medidas mexem diretamente com a economia que são juros e