Senhor
a adoção de valores europeus na análise valorativa de povos não-europeus, para demarcar sua posição num processo evolutivo linear e etapista cujo objetivo seria alcançar o estágio de civilização, tendo como força motriz o progresso. b.
sua defesa pela universalização de valores culturais, não a relativização. c.
a pressuposição de que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações. d.
a capacidade explicativa de diferenças não só biológicas ou culturais; mas também psicológicas e intelectuais, por meio da hereditariedade. e.
o abandono dos relatos de cronistas viajantes e congêneres como base informativa para estudos antropológicos e a adoção de métodos de pesquisa de campo.
Podemos definir Antropologia como: a.
A ciência biológica cujo objetivo é o estudo do comportamento humano. b.
A ciência social cujo objetivo é o estudo das relações interindivíduos conformando grupos sociais e, em termos sociológicos, como esses grupos se relacionam uns com os outros. c.
A ciência humana cujo objetivo é o estudo das relações de produção e da organização econômica da vida social. d.
A ciência humana cujo objetivo é o estudo do passado do Homem registrado em documentos escritos. e.
A ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras.
Pergunta 3
A respeito da repercussão antropológica do incremento das navegações no séc. XVIII resultado do avanço do comércio ultramarino, do transporte de produtos agrícolas e riquezas minerais entre territórios coloniais na América, África e Ásia e a Europa, é correto afirmar que:
I - a civilização europeia pôde ter maior contato com povos que até