Senhor
LUCIA REGINA BOLSON LOEBLER
URCAMP Alegrete
Especialista
RESUMO: Esta pesquisa trata da temática sobre a remuneração e seus reflexos na gestão de pessoas, neste sentido, o objetivo principal é demonstrar as formas de remuneração dos recursos humanos que as organizações podem adotar visando a um melhor incentivo de seus trabalhadores e o aumento de sua capacidade competitiva e a adequação ao mercado; além de discutir diferentes posições doutrinárias sobre o assunto e as limitações legais na adoção de um sistema de remuneração. Para isso, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica e documental na investigação teórica e legal sobre o tema. Os resultados apontam que a decisão sobre a forma de remuneração que será adotada pela organização depende de diversos fatores como, por exemplo, a cultura organizacional, a posição da empresa no mercado em que atua e, principalmente, as imposições e limites dispostos na legislação. Palavras-chave: Recursos humanos – remuneração – legislação - recompensas.
ABSTRACT: This paper aims to demonstrate the main forms of consideration of human resources that organizations can adopt in order to encourage their best employees and increase their competitiveness and ability to market relevance. Also, discuss the various doctrinal positions on the subject and the legal limitations on the adoption of a system of pay for this, we performed a literature search and document as the theoretical framework. The decision by way of remuneration to be adopted by the organization depends on several factors such as organizational culture, the company's position in the market that it serves, and especially the constraints and limits laid out in legislation.
Keywords: Human resources - Compensation - Legislation - rewards.
INTRODUÇÃO
A partir do século XIX, com o surgimento da sociedade industrial, nasce o capitalismo a consagrar a dialética capital e trabalho. Tratava-se de incentivar