senhor
CAMPUS – CAMPO MOURÃO
ENGENHARIA CIVIL
TIPO DE FUNDAÇÕES
CAMPO MOURÃO
2013
TIPOS DE FUNDAÇÕES
Fundações são as estruturas que tem como função de transmitir as cargas da estrutura para o terreno. Devido a esse fato, as fundações devem ter resistência suficiente para sustentar toda a estrutura do prédio e passar todos os esforços para o solo. Assim, também o solo deve ter resistência e rigidez para suportar as cargas e não gerar recalques. As fundações podem ser diretas e indiretas, e ainda diretas se divide em diretas rasas e profundas. Fundações diretas são aquelas que transferem as cargas para camadas de solo. Esta transmissão é feita através da base do elemento estrutural da fundação, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo. A fundação rasa se caracteriza quando a camada de suporte está próxima à superfície do solo, uma profundidade inferior que 2,5m. Já a fundação profunda é quando a o elemento estrutural passa de 2,5m. Fundações indiretas são aquelas que transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e pelo seu próprio peso. As fundações indiretas são profundas, devido às dimensões dos elemento estruturais.
BLOCOS E ALICERCES Este tipo de fundação é utilizado para pequenas cargas, como por exemplo uma casa ou sobrado. Os blocos são elementos estruturais de grande rigidez, ligados por vigas denominadas “baldrames”, que suportam predominantemente esforços de compressão simples provenientes das cargas dos pilares. Os eventuais esforços de tração são absorvidos pelo próprio material do bloco. Podendo ser de concreto, alvenaria ou de pedra.
O processo de execução de um alicerce consiste em abrir a vala; deve-se apiloar o fundo; colocação do lastro; execução do embasamento; execução da cinta de amarração; e impermeabilizar com aditivo a viga baldrame.
Deve-se, ainda, observar com cuidado: se há