senai
CURSO DE APRENDIZAGEM EM INDUSTRIAL SOLDAGEM
TRATAMENTO TÉRMICO
TURMALINA, 12 DE SETEMBRO DE 2012 FATORES DE INFLUENCA NOS TRATAMENTOS TÉRMICOS AQUECIMENTO
Considerando que o objetivo fundamental do tratamento térmico é a modificação das propriedades mecânicas do material, verifica-se que isso só é conseguido mediante uma alteração da sua estrutura, para a qual é necessário, que a liga considerada, seja aquecida a uma temperatura que possibilite aquela modificação.
Essa temperatura corresponde geralmente á temperatura acima da recristalização do material; no caso dos aços é a temperatura critica. O resfriamento subsequente completa as alterações esstruturais e confere ao material as propriedades mecânicas desejadas,
A velocidade de aquecimento, embora na maioria dos casos seja fator secundário, apresenta certa importância, principalmente quando os aços estão em estado de tensão interna ou possuem tensões residuais devidas a encruamento prévio ou ao estado inteiramente martensítico porque, nessas condições, um aquecimento muito rápido pode provocar empenamento ou mesmo aparecimento de fissuras. Há casos, contudo, de aços fortemente encruados que apresentam uma tendência para excessivo crescimento de grão quando aquecidos lentamente dentro da zona crítica, sendo então conveniente realizar um aquecimento mais rápido através dessa zona de transformação. Nas mesmas condições estão, certos aços especiais que exigem temperatura final de austenização muito elevada; também nesses casos quando no aquecimento é atingida a zona crítica é necessário quer a mesma seja ultrapassada mais ou menos rapidamente para evitar excessivo crescimento de grão de austenita .
A temperatura de aquecimento é mais ou menos um fator fixo, determinado pela natureza do processo e dependendo,