SENAI CETIND CAMPANHA ABSENTEISMO
803 palavras
4 páginas
SENAI CETIND – LAURO DE FREITASABSENTEISMO: A FALTA DE ALGUNS QUE CAUSA A ESCRAVIDÃO DOS OUTROS.
Lauro de Freitas
2015
SENAI CETIND – LAURO DE FREITAS
ABSENTEISMO: A FALTA DE ALGUNS QUE CAUSA A ESCRAVIDÃO DOS OUTROS.
Orientador (a): Prof. José Eduardo
Trabalho Escrito de conclusão de campanha apresentado ao curso de Segurança do trabalho, para instituição SENAI Cetind- Lauro de Freitas, como requisito parcial para obtenção da aprovação na matéria.
Lauro de Freitas
2015
CONCEITO ETIMOLOGICO
Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde ”absens”, significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função
HISTÓRICO
Existem variações nos índices de absenteísmo entre os diversos países, sendo que, no Oeste da Europa, os índices são duas vezes mais altos do que no Japão e nos Estados Unidos. Verificaram-se também diferenças marcantes quanto às causas desse absenteísmo, estando relacionadas às características específicas do trabalho desenvolvido, ao número de horas trabalhadas, ao sexo, à empresa e à ocupação dos empregados. (DANATRO, 1994).
No Reino Unido, o número de jornadas perdidas por enfermidades justificadas por atestado médico foi superior a 10% quando comparados os períodos de 1970- 1974 em relação ao período de 1960-1964. Na indústria, representa mais de 10% de todas as despesas, salários e horas-extras pagas, e estudos comprovam tendências similares em outros países (DANATRO, 1994).
No Uruguai, foram realizados estudos em empresas estatais em que se indicam maiores índices de absenteísmo associados às doenças respiratórias, osteo-musculares e doenças do aparelho digestivo. (DANATRO, 1994). No Brasil os níveis de absenteísmo variam significativamente de acordo com a organização, com a administração e com o tipo de atividade desenvolvida. Além disso, com os avanços tecnológicos, o