Semiotica Metodologia mcluhuan

431 palavras 2 páginas
Metodolgia.

Para Marshall McLuhan, o canal passa de apenas um figurante quando o assunto é a mensagem. Antes o canal era tido como parte importante negativamente no processo de comunicação. Dele se acarretava ruídos e outros do gênero.
Contraposto a esse pensamento, McLuhan tem como base em seus esyudos a atuação do canal e sua pré-disposição em resultar diferentes formas, ou seja, uma mesma mensagem pode ser proferida de forma oral ou escrita, e o receptor acaba entendendo de diferentes forma a mesma mensagem.
O meio não constitui apenas a forma comunicativa, mas muito mais que isso, representa a o conteúdo em si da comunicação.
São usados dois métodos científicos de estudo por McLuhan:
I)O estudo, ao longo da historia, da evolução do processo de comunicação humano.
II)Identificar as características de cada meio de comunicação. Cada estudo supracitado é de suma importância no desencadeamento do pensamento de Marshall. Suas obras se acercam a esses dois tópicos. Marshall estuda um fator que é determinante na transformação da cultura humana: a evolução midiática. Graças a essa, hoje não nos comunicamos com gestos e sons como nossos antepassados. McLuhan define três grandes galáxias, podendo ser definidas como culturas ou ainda galáxias.
-Cultura acústica (oral). Procedente da sociedade não alfabetizada, onde meio de comunicação é a palavra dita e escutada.
-Cultura Tipográfica (visual). Representa sociedade alfabetizada, valoriza sentido de vista, sendo privilegiados pela leitura e escrita.
-Cultura eletrônica. Determinada pela velocidade do instante, caracterizado pelos meios usados e os apelos de integração social.

O homem pertencente a primeira galáxia esta próximo a si, aos seus sentimentos, e se permite ter acesso a uma rica experiência pelo mundo. Já a segunda galáxia, é expressivamente mais reduzida, pelo fato de integrar aquilo que é escrito, começa-se o fim do pluridimensionalismo.
Uma vez que a palavra falada é a palavra

Relacionados