Seminário - principios fundamentais da contabilidade
A contabilidade - surgiu da necessidade que as pessoas tinham em controlar tudo que gastava, ganhava e possuía, gastavam ou deviam, sempre procurando aumentar suas posses. Com a primeira ADMINISTRAÇÃO surge a necessidade de controlar AS FINANCIAS, o que se tornaria impossível sem a aplicação dos registros.
O objetivo - da contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio tanto de pessoa física e jurídica.
Princípios fundamentais da contabilidade são:
• Entidade
• Continuidade
• Oportunidade
• Registro pelo valor original
• Atualização monetária
• Competência
• Prudência
- Entidade – Reconhece patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial.
- Continuidade - Pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
- Oportunidade – Processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações integra e tempestivas.
-Registro pelo valor original – Determinam que os componentes do patrimônio devam ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
- Atualização Monetária - Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediantes o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
- Competência – Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
- Prudência – Determina a adoção do menos valor para os componentes do ATIVO e o maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
Bibliografia