seminário de anatomia
1º FASE DE ENFERMAGEM
SEMINÁRIO DE EMBRIOLOGIA
ALUNOS: EDINÉIA, SANDRA, IVAN, NELY, IVANIR, ELIZÂNGELA E SILVANA
8º MÊS DE GESTAÇÃO (32 A 36 SEMANAS )
Nos olhos, os reflexos pupilares á luz podem ser induzidos com 30 semanas. Usualmente, ao final deste período, a pele é rosada e lisa, e os membros superiores e inferiores parecem gordos. Nesta idade, a quantidade de gordura branca é cerca de 8% do peso corporal. Os fetos de 32 semanas e mais velhos usualmente sobrevivem de nascerem prematuramente. Um feto de peso normal que nasce durante este período é prematuro quanto ao peso.
O feto atinge um marco importante do seu desenvolvimento com 35 semanas de gestação. Ele pesa cerca de 2.500g, valor usado para definir o nível da maturidade fetal. Neste estágio, o feto usualmente sobrevive se nascer prematuramente.
Quando a gravidez é de risco é o medico observa que o bebe vai nascer prematuro ele prescreve 3 doses 1 ao dia de uma injeção de celestone sulospam ou se gestante entra em trabalho de parto antes da 38 semana tem que ser administrado 2 amp de 12 em 12 horas. Isso é tentar adiar em 24 horas o parto.
Fatores que influenciam o crescimento fetal
O feto necessita de substrato para crescer e produzir energia. Gases e nutrientes da mãe passam livremente pela membrana placentária e chegam ao feto. A glicose é a fonte principal de energia para o metabolismo e crescimento do feto; os aminoácidos também são necessários. Estas substancias saem do sangue materno, passam pela membrana placentária e chegam ao feto. A insulina, necessária para o metabolismo da glicose, é secretada pelo pâncreas fetal. Acredita-se que a insulina, hormônio de crescimento humano estimule o crescimento fetal.
Muitos fatores-maternos, fetais e ambientais, podem influencias o crescimento pré-natal. Em geral, fatores que atuam durante toda a gravidez como o tabagismo e o consumo de álcool, tendem a fazer com que a criança tenham um