Seminario Rodrigo
Ao compra uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma.
Toda ação possui um código, ele é formado por quatro letras que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo da ação.
As ações podem ser classificadas em dois tipos:
. Ordinárias (ON): Quem possui ações desse tipo pode votar em assembleias gerais da empresa, além de receber os lucros distribuídos pela empresa. As ações ON são representadas pelo número 3 depois do código da empresa. Exemplo: PETR3.
. Preferenciais (PN): Quem possui essas ações não pode votar nas assembleias gerais, mas recebe os lucros distribuído primeiro (em uma percentagem maior que as ordinárias), a caso a empresa decrete falência serão os primeiros a receberem compensações.
As ações PN são representadas pelo número 4 depois do código da empresa. Exemplo: PETR4
As ações preferenciais também são subdividas em classes, geralmente diferenciadas pelas letras A, B, C ou alguma outra letra. Não existe um padrão que determina o uso das letras, cada uma características diferente determinadas pela empresa que as emitem.
. Ações preferenciais Classe A
São representadas pelo código 5 depois das quatros letras do código da empresa. Exemplo: USIM5. USINAS SIDERURGICAS DE MINAS S/A
. São representadas pelo código 6 depois das quatro letras do código da empresa. Exemplo: ELET6. ELETRICAS BRASILEIRA S/S
Existe um tipo especial de ação chamada UNIT, Units são ativos negociados de forma composta, ou seja, são ações de tipos diferentes que são colocadas em conjunto para então serem negociadas através do mesmo código.
O código de uma Unit é formado pelas quatros letras da empresa acompanhada do número 11.
Exemplo: ABRE 11. ABRIL EDUCA UNT S/A
As negociações das ações acorrem na BOLSA DE VALORES, se alguém quiser