Semin rio de EB DIGITADO
A história da eletricidade
GRUPO: Matheus Duarte, Ruan Gonçalves e Matheus Edson.
Eletrotécnica 1 – Manhã;
Prof. Dr. Manoel Alves
A história da eletricidade
Como tudo começou:
A história da eletricidade se inicia na Grécia antiga. Quando o filósofo grego, Tales de Mileto(623 a.C - 548 a.C), ao esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que o âmbar tinha adquirido a propriedade de atrair objetos leves e secos (palha, folhas, sementes...). Para Tales, o âmbar possuía alma, por isso podia atrair coisas.
Por volta de 1600, o inglês Willian Gilbert entrou para a história como o primeiro cientista que publicou um livro relatando fenômenos elétricos e magnéticos: “De Magnete”;
(Livro De Magnete publicado por Willian Gilbert)
Livro em que Gilbert mostrou que o efeito elétrico não é exclusivo do âmbar, mas que muitas outras substâncias podem ser carregadas eletricamente ao serem esfregadas, e em que é utilizado, pela primeira vez, termos como: elétrico, eletrizar, eletricidade e eletrização.
Que derivam da palavra ELÉKTRON(ἤλεκτρον) que significa âmbar em grego.
1670 – Otto von Guericke construiu a primeira máquina eletrostática. Era uma enorme esfera de enxofre que ele fazia girar, enquanto a atritava com um pedaço de lã. Gerando uma quantidade de eletricidade grande o bastante para criar faíscas. Von Guerick também observou que: ao utilizar sua máquina, pequenos pedaços de papel atraídos pela máquina entravam em contato com ela e eram repelidos em seguida.
(Primeira máquina eletrostática)
Ele concluiu que corpos eletrizados tanto podiam provocar atração como repulsão.
Esta observação foi uma das mais importantes para a compreensão da natureza da eletricidade.
1730 – O inglês Stephen Gray descobre que é possível eletrizar um corpo por contato com outro corpo já eletrizado.
Gray também