SEMICONDUTORES
Nome da Equipe:
ENGEPRO
Nome dos autores:
André Hoisel Paiva
Breno Viana
Carlos Alberto Rabelo
Carlos Augusto Spínola
Lucas Magnavita
Luiz Eduardo Fonseca
Nome do orientador
Paulo Araújo
SEGUNDO SEMESTRE - MATUTINO
1. JUSTIFICATIVA: Devido ao clima favorável do Nordeste, região caracterizada por incidência do sol durante o ano com altas temperaturas, é viável a utilização dessa luminosidade para trazer benefícios tecnológicos, sociais e econômicos. Os raios solares são uma fonte natural de energia acessível a todos que, nesse âmbito, pode ser usufruída sem afetar o meio ambiente gerando maiores economias para quem a utiliza. O uso dessa energia solar para a produção de água quente para fins residenciais representa uma das aplicações mais viáveis dessa fonte limpa de energia e massificada nos países desenvolvidos, porém a principal barreira para sua utilização consistente está em seus custos elevados. Superar essa barreira ajudaria a aliviar a matriz energética de fontes não renováveis de energia.
2. OBJETIVOS: Utilizar a energia solar para trazer benefícios sociais, econômicos e tecnológicos. Como, por exemplo : Aquecer a água da piscina de forma ecológica, já que os aquecedores convencionais consomem bastante energia elétrica pelo fato da água ter um calor específico muito alto e precisar de uma grande quantidade de calorias para aumentar em um grau uma unidade da sua temperatura.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: Não foram encontrados relatos do uso desse invento, a idéia foi proveniente de uma discussão entre a ENGEPRO e o orientador. Visto que é um projeto de excelente custo x benefício e grande funcionalidade.
4. PARTE EXPERIMENTAL: Primeiramente, é necessário calcular o tamanho da placa de alumínio em relação ao volume de água da piscina que será aquecida para garantir a eficiência do protótipo. O segundo passo é adquirir os materiais que serão utilizados para fabricação do aquecedor. Concluído