Sementes do Amanhã
Jogos Cooperativos
SEMENTES DO AMANHÃ:
INICIATIVA POR UM AMBIENTE JUSTO E SOLIDÁRIO
- Introdução
Hoje em dia a crescente onda de violência e a enorme presença de conflitos de todos os tipos entre as crianças e jovens de todas as classes sociais está se tornando incontrolável, e já é tido como distúrbio por especialistas do mundo inteiro.
Estes conflitos podem ser pontuais e esporádicos, ou contínuos e repetitivos com ou sem a presença de fatores motivadores (Bullying) e ainda individuais ou coletivos.
Bullying, que pode ser definido como o conjunto de atitudes agressivas intencionais, recorrentes e sem razão aparente cometida por um aluno - ou grupo - causando sofrimento. O bullying traz um indesejado desequilíbrio de poder entre iguais. (fonte: www.diganaoaobullying.com.br).
Lembrando que segundo Elizabeth Salgado o texto “Bullying, semente do desumano”, “a melhor maneira de combatermos o BULLYING é através da cooperação de todos os envolvidos: Professores/Educadores, funcionários, alunos/educandos e pais/familiares”.
A educação sem dúvida é a principal ferramenta de conscientização às pessoas que discriminam, agridem ou praticam qualquer ato que ferem física ou moralmente outra pessoa. O ato de educar para um convívio ético e pacifico em sociedade, bem como para lhe dar com o diferente, deve começar em casa com a família, se estendendo ao ambiente escolar e outros espaços de convivência. Segundo Lya Luft (2008) “Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites”.
O capítulo II do E.C.A- Estatuto da Criança e do Adolescente (2001, p. 13-14), fala do direito a liberdade, ao respeito e a dignidade.
Artigo 17- O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da