Semelhanças e diferenças mobral, proeja e paulo freire
Mobral e Proeja:
Oferecem uma Educação Básica, visando à qualificação Profissional de Jovens e Adultos que não tiveram oportunidade de escolarização em sua idade normal, no ensino regular por algum motivo interromperam seus estudos, por exemplo: baixa renda, trabalho cedo, drogas, gravidez, localidade onde mora zona Rural (dificuldade de chegar à escola), dentre outros. Pessoas excluídas do mercado de trabalho e precisa ser inseridos novamente na sociedade, tanto o Proeja como o Mobral, tem por objetivo qualificar esses alunos.
Mobral e Paulo Freire:
Usam as mesmas Técnicas para alfabetização, Analítico-Sintético, usam procedimentos através de palavras geradoras, apresentando em cartazes junto com figuras, usam separação de sílabas, formam palavras através da junção de diferentes sílabas.
Proeja e Paulo Freire: Valorizam os saberes do aluno, suas experiências, conhecimentos, eles buscam levar o aluno a assumir em seu mundo sua posição de construir e atuar sobre sua realidade de vida, no desenvolvimento, conscientizando sobre os aspectos políticos, sociais, econômicos. Podendo desta forma, criar condições mais eficientes para intervir sobre ela, participando mais ativamente na melhoria de suas vidas e construção do mundo em que vivemos.
DIFERENÇAS
Mobral: Não parte do diálogo, pois concebe a educação como investimento, visando à formação de mão-de-obra com uma ação pedagógica. Surge com Campanhas de Alfabetização de adultos, porém diferentes do que vinha sendo feito até então. A preocupação de Mobral era fazer com que os seus alunos aprendessem a ler e a escrever, sem uma preocupação maior com a formação do homem. Mobral parecia levar o educando a uma adaptação à realidade já construída e concebida como ideal, que oferecia oportunidades a todos, bastando para tanto somente obter uma preparação educacional adequada.
Paulo Freire: Seu método parte para o diálogo entre os professores e alunos, momento de igualdade e reflexões, vivencia