Semeadura
Coloração de gram é uma forma de diferenciar os microorganismos através das cores, essa técnica foi criada pelo dinamarquês Hans Christian em 1884. Gram- positivas são as de coloração roxa e as Gram- negativas são as de coloração rosa. Esse método é o mais utilizado em laboratórios. Neste trabalho utilizamos saliva como material de estudo, onde aprendemos a identificar as bactérias em um microscópio, sua classificação, estrutura, entre outros.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é demonstrar a estrutura morfológica bacteriana através do método de Gram utilizando saliva colocada em lâminas e vistas pelo microscópio.
Materiais
Bico de Busen
Microscópio
Lâmina
Alça de platina
Caneta
Placa de Petri
Saliva
Esfregaço
Cristal violeta
Pisseta (água destilada)
Lugou
Acetona (éter)
Fucsina
Óleo de imersão
Métodos
.Em uma lâmina limpa adiciona-se a saliva com o auxilio da alça de platina, a amostra deve ser uniformemente espalhada sobre a lâmina. Marcamos o local que está a saliva com uma caneta e em seguida secamos com o bico de Busen. Adicionamos uma gota de cristal violeta e deixamos durante um minuto, em seguida lavamos com água destilada. Colocamos uma gota de Lugol e deixamos agir por um minuto, não lavamos, em seguida pingamos uma gota de acetona (éter) e deixamos por 20 segundos, lavamos novamente com água destilada. Colocamos uma gota de fucsina e deixamos por 30 segundos, lavamos com água destilada. Ao final secamos a lamina com o auxilio do bico de Busen e observamos no microscópio o resultado.
Conclusão
Após todo esse processo visualizamos no microscópio e detectamos um material de cor rosa, ou seja, Gram- Negativo.
Observamos também a estrutura bacteriana vista e chegamos a conclusão que se tratava da bactéria de cocos pois apresentada formato esférico.