semana de 22
Momento de extrema importância para historia artistica do Brasil, que foi ai que deu o rompimento da arte que predominava o estilo conservador euroupeu e começou a ter uma independência cultural, o que nos leva a perceber também que a data nao foi escolhida em vão, ou seja, se voltarmos exatos 100 anos na história, em 1822, coincide com a Independência no Brasil.
Nesse período, os revolucionarios não queriam destruir o antigo modo, mas apenas deixar para trás o estilo conservador que ainda era muito apreciado pela elite burguesa e ''brasileirar'' a cultura do país, assim criando uma arte propria.
Mário de Andrade dizia que a Semana de Arte Moderna era pra ter uma desintegração do passado, ou seja, desapegar um pouco daquela arte europeia, antiga e cheia de regras; era pra ter uma atualização intelectual, assim inovando mais a cultura brasileira e criando seu proprio estilo; pesquisa tendo um aprofundamento das nossas tradições para assim criar essa inovação com a nossa cara; criação estética tendo uma mistura e renovação com gêneros misturados e a consciência criadora nacional se apegando ao Brasil, falando que não é um país perfeito,mas mostrando seus defeitos e elevando suas qualidades.
Vanguarda seria um movimento formado por grupos de pessoas, que por seus conhecimentos e ideias em comum, exercem papel de pioneiras em determinado movimento cultural ou artistico.
A grande ironia dessa epoca é que as vanguardas influenciadas na semana de arte moderna são todas europeias, e destacamos o cubismo, futurismo, expressionismo, fauvismo, dadaísmo e surrealismo.
Antecendo a Semana de arte moderna, destacamos que em 1912 houve a chegada de Oswald de Andrade da Eroupa trazendo as ideias cubistas e futuristas, que eram as vanguardas europeias e ele ainda afirmou :
''Estamos atrasados cinquenta anos em cultura, chafurdados ainda em pleno Parnasianismo.''