sem fronteiras cap. 7
Trabalho de Mobilidades Contemporâneas
Livro ‘Sem Fronteira’ (Nayan Chanda)
Capítulo sete - Escravos, Germes e Cavalos de Troia.
Alunos-Turma A
Leonardo Silva de Carvalho, Letícia Daniele Bandeira, Lilian Maria Moraes da Silva, Mariana Lúcia Peixoto, Steffany C. Duarte Bertoldi, Pedro Oliveira, Tales Augusto Felipe.
Juiz de Fora – MG, 23 de Outubro de 2013
Introdução
Autor de livros que abordam temáticas históricas, sociais, politicas, geográficas e econômicas, Nayan Chanda - formado em história, com doutorado em relações internacionais e também jornalista - traz em seu livro “Bound Together” - traduzido para português como “Sem Fronteira” - uma nova abordagem sobre como a globalização foi moldada através das viagens pelo mundo e os impactos causados por essas ligações. O autor conduz o leitor ao mundo dos viajantes – os missionários, os comerciantes, os aventureiros e os soldados – através de fatos históricos, esclarecendo a importância das viagens com seus pontos negativos e positivos, e que sem dúvidas traduzem a dinâmica mundial em que vivemos.
Nayan Chanda mergulha na história das movimentações humanas, desde as sociedades do Antigo Mundo – Ásia, África e Europa – passando para as grandes mudanças que aconteceram a partir do século XV - com a descoberta do Novo Mundo - e chegando aos dias atuais, retomando diferentes pontos da história para explicar os resultados das mobilidades globais. Segundo o artigo “Making Connections; Nayan Chanda draws on examples from his own life to demonstrate how inextricably the world is linked” do Professor de História da Universidade da Califórnia, Jeffrey Wasserstrom, o livro “Sem fronteira”, se torna ainda mais interessante por apresentar alguns episódios da própria vida do autor. Jeffrey cita como exemplo o episódio do livro em que Chanda fica intrigado com o Ipod do seu filho - considerado um aparelho