selvageria vs civilidade
Diferente do que se vê nas televisões que mostram o Rio como a cidade maravilhosa, com diversas atrações turísticas como o cristo redentor, pão de açúcar e outros... Deparamos-nos com um grande choque cultural onde existe uma realidade contrastante na qual temos os pobres e os ricos. Uma parte (predominantemente negra) vive em uma situação de extrema pobreza e miséria, tendo que passar acima dos seus valores sociais para garantir sua sobrevivência no cruel mundo capitalista.
Os grupos de extermínio denominados “justiceiros” realizam uma forma de punição do garoto por cometer crimes. Este grupo é formado por pessoas que se deparam com assaltos de forma relativamente frequente. Cansados da rotina de ter o fruto de seu árduo trabalho ‘’roubado’’ por pessoas que estão à margem da sociedade. Resolveram tomar uma atitude mais eficaz para mostrar que a sociedade não queria esse tipo de ‘’lixo urbano’’. Então de forma atroz subjugaram outro ser humano, jogando fora qualquer noção civilidade!
Por meio desse ato, devemos nos perguntar se é correto julgar de maneira tão critica a vida de outros semelhantes, sem a menos conhecer a dura e triste realidade de sua vida ou apenas conhecer superficialmente por meio da TV e outros meios de comunicação sem sentir ‘’na pele ‘’ todos esses problemas. Ou devemos pensar que a justiça deve ser feita antes que a verdade se perca no tempo?