Selos de Certificações
Muitos se tem discutido em relação aos impactos ambientais e nas formas de como amparar esses problemas relacionados, como os edifícios estão propondo recursos para melhorar a segurança de uma habitação confortável e correta com o meio-ambiente e com valores econômicos. E para melhorar e alcançar os objetivos foram criados e implantados sistemas de certificações para haver um controle aos impactos ambientais. Como a LEED, BREEAM e AQUA que são os selos mais utilizados nos dias de hoje, e está relacionado a mitigação dos impactos ambientais causados no dia a dia visando melhorar o meio ambiente propondo soluções a um meio sustentável .
A muitas preocupações com o meio ambiente, e com isso os impactos ambientais começaram a ganhar espaço nas empresas preconizando a preocupação das pessoas com o resultado do meio social. Por isso as empresas estão propondo praticas sustentáveis com a intenção de fazer as vontades do consumidor e do escopo lucrativo das empresas. Então a competência do empreendedor com as certificações tem suas vantagens pela distinção em relação a concorrência e as soluções prestadas na redução dos custos de condomínios e outros setores, favorecendo a qualidade e sustentabilidade nos edifícios levando em conta também a imagem das empresas no mercado.
6
2. OS PRIMEIROS SELOS CRIADOS
A Europa foi o criador dos primeiros rótulos obrigatório em 1940 , porém não certificados. Tais rótulos tinha como função, destacar a presença de substancias químicas, altamente danosa a saúde do consumidor. O movimento ambientalista pressionou alguns órgão e empresas para a implantação de produtos que viesse causar menor impacto com o meio ambiente, nascendo os selos verde no final dos anos 1970. Desde então a preocupação com o consumidor e meio ambiente incentivou outros países a aderirem aos selos - criando assim, outros - , a Alemanha em 1977 instituiu o Selo Anjo Azul( Blue Angel, garantido pelo Ministério do