Sel330 Lab 3 Trafo P02 2014
715 palavras
3 páginas
SEL330 – LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIAPRÁTICA #3–TRANSFORMADORES – PARTE 2
AUTOTRANSFORMADOR E ARRANJOS TRIFÁSICOS
Professores:Eduardo Nobuhiro Asada, Elmer Pablo Tito Cari, José Carlos de Melo Vieira Junior, Luís Fernando Costa Alberto.
OBJETIVOS:
Esta prática tem dois objetivos principais: avaliar o funcionamento de um transformador de dois enrolamentos conectado como autotransformador e montar um banco trifásico a partir de transformadores monofásicos e verificar a relação de transformação e defasagens entre as tensões de linha. Espera-se que o estudante compreenda as vantagens e limitações associadas ao funcionamento de um autotransformador, e verifique as relações entre tensões de fase e de linha em transformadores trifásicos.
PROBLEMA Os enrolamentos primário e secundário de um transformador de dois enrolamentos podem ser conectados de forma que o equipamento opere como um autotransformador. Com isso, tem-se a possibilidade de um aumento na potência a ser transformada, além de melhorar a regulação de tensão e o rendimento do equipamento. Adicionalmente, a associação de três transformadores monofásicos pode compor um banco trifásico considerando diferentes tipos de conexão dos enrolamentos. Baseando nestes aspectos, propõem-se os seguintes problemas:
1) Conectar o transformador de dois enrolamentos ensaiado na aula anterior na configuração de autotransformador com entrada em 110V e saída em 220V.
a. Realizar o ensaio de carregamento utilizando o conjunto de 9 lâmpadas de 60 W, obter a curva de carga, de rendimento, de regulação e de fator de potência e comparar com as curvas obtidas no ensaio de carregamento do transformador de 2 enrolamentos.
2) A partir de três transformadores monofásicos, monte bancos trifásicos de acordo com as seguintes especificações:
a. Um banco trifásico -Y com alimentação do lado com em 220V e relação de transformação 1:1. Meça a relação de transformação, tensões de fase e de linha no primário e no