Sel330 Lab 4 MCC P01 2014 Versao3
906 palavras
4 páginas
SEL330 – LABORATÓRIO DE CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIAPRÁTICA #4–MÁQUINAS DE CORRENTE CONTÍNUA – PARTE 1
CARACTERIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO COMO GERADOR E MOTOR
Professores:Eduardo Nobuhiro Asada, Elmer Pablo Tito Cari, José Carlos de Melo Vieira Junior, Luís Fernando Costa Alberto.
OBJETIVOS:
Esta prática tem como objetivo principal familiarizar os alunos com a máquina de corrente contínua por meio da realização de ensaios que permitam caracterizar a operação da máquina configurada como gerador e como motor. Como objetivos pontuais, destacam-se os seguintes:
Operação como gerador: visualização da forma de onda da tensão retificada e antes da retificação; verificação da relação da tensão de armadura com o fluxo magnético produzido pelo enrolamento de campo.
Operação como motor: verificação da relação entre a velocidade do motor e o fluxo magnético produzido pelo enrolamento de campo.
Familiarizar os alunos com o procedimento de partida de motores síncronos.
DISPOSITIVOS EM ESTUDO
Identifique a máquina de corrente contínua e a máquina síncrona. Para cada um desses dispositivos, preencha a tabela a seguir:
Máquina CC
Máquina Síncrona
Potência nominal
Número de polos
Tensão nominal da armadura
Corrente nominal da armadura
Tensão nominal do campo
Corrente nominal do campo
Velocidade nominal
PROCEDIMENTO 1: GERADOR CC – FORMA DE ONDA DA TENSÃO NA ARMADURA E NA BOBINA EXPLORATÓRIA 1) Configure a máquina CC como um gerador com excitação independente, acionada pelo motor síncrono(vide recomendação no final para dar a partida do motor síncrono). Desenhe um esquema de ligações e discuta com o professor. Monitore a tensão da armadura e a corrente de campo da máquina CC.
2) Utilize o motor síncrono para manter a máquina de corrente contínua girando à velocidade constante de 1800 rpm. Ajuste a corrente de campo da máquina CC para 200 mA e monitore com o osciloscópio a tensão de armadura e a tensão da bobina exploratória (a bobina