Seita
At. 24;14 – “Mas confesso-te isto; que, conforme aquele caminho que chamam SEITA, assim sirvo a Deus de nossos pais, sendo tudo quanto esta escrito na lei e nos profetas” (na Palavra de Deus).
1 – Conceituação
No original grego a palavra SEITA se pronuncia – ERESIS
1.1 – Sentido original: uma escolha ou opção.
1.2 – O verbo (ERETIZO), significa: escolher com prazer, ou com amor.
Mt. 12:18 – “Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz: porei sobre ele o meu Espírito e anunciara aos gentios o juízo”.
1.3 – No grego clássico, a palavra seita ou heresia podia ser usada tanto no bom sentido como no mau sentido, passando, posteriormente, a ser usada no sentido de escolas e tendências.
“Assembléia dos professores de uma doutrina ou modo de vida”.
1.4 – Paulo, perante o tribunal do governador Felix, assume uma posição definida, convicto de sua origem e destino, coeso e decidido a assumir as razoes de sua fé e suas conseqüências, assim se expressa:
At. 24:14 – “Mas confesso-te isto: que, conforme aquele caminho que chamam SEITA, assim sirvo a Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (na Palavra de Deus).
Foi aplicado desdenhosamente ao cristianismo e Atos 24:5 “seita dos Nazarenos”.
1.5 – No dicionário da escola da língua Portuguesa, a palavra SEITA quer dizer: facção; partido; doutrina que se afasta da opinião geral; conjunto de indivíduos que a seguem; comunidade fechada de cunho (caráter) radical.
2 – Definição em termos de Obra
2.1 – Não podemos aceitar a designação de SEITA nos termos do dicionário, embora que em nossas posições a luz da Palavra de Deus e de seus ensinos revisto, possamos ate ser rotulados de SEITA como foram os cristãos da Igreja Primitiva de Pentecostes a uma seita. A verdade e que aqueles que querem colocar-nos no rol de SEITA o fazem no sentido do dicionário, o que não procede pelos seguintes motivos: