Seis Sigmas
Logística Enxuta
Resumo: O objetivo deste artigo é explicar o funcionamento e aplicação dos sistemas Seis Sigma e Logística Enxuta como uma estratégia de mudança e melhoria contínua. Este trabalho apresenta as estratégias usadas para cada metodologia visando a eliminação do desperdício, melhoria nas operações e redução de tempo nos processos.
Palavras Chave: Seis Sigma – Logística Enxuta – Eliminação do desperdício
1. INTRODUÇÃO
A cada dia as empresas têm mais necessidade de melhorar os processos, principalmente na gestão logística. Várias são as metodologias usadas para resolução destes e de outros problemas ocorridos durante os processos. É crucial que o gerenciamento dos produtos e processos sejam enxutos, eliminando o máximo possível dos desperdícios.
A metodologia Seis Sigma é uma estratégia que visa à melhoria de todo o processo identificando os pontos de necessidade de melhoria para posteriormente tratá-los e obter mais qualidade e eficiência da organização, com a melhoria de produtos e processos, com o consequente satisfação dos clientes.
A metodologia Logística Enxuta é também conhecida como “Logística Lean” é uma filosofia de gestão que visa identificar as atividades que agregam valores aos clientes, em qualquer processo produtivo, minimizando o máximo possível os desperdícios.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. SEIS SIGMA
De acordo com Pysdek (2003), o programa Seis Sigma foi criado pela empresa Motorola em meados da década de 1980. Seu surgimento ocorreu porque a empresa vinha passando por crise desde a década de 1970 pela falta de qualidade de seus produtos, com isso, a empresa estava perdendo seus clientes.
O Seis Sigma é um acúmulo de práticas que foram sendo elaboradas para melhorar os processos com a tentativa de eliminar falhas em seus processos, e também, pode ser utilizado como uma estratégia gerencial para promover modificações nas empresas resultando em melhorias