Seis sigmas
O Programa Seis Sigma Os Seis Sigmas nasceu da década de 80 na empresa Motorola com o objetivo de aumentar o nível de qualidade de processos até atingirem o ‘’nível Seis Sigma’’ que consiste em ter uma margem de 3, 4 erros por milhão (3 erros a cada milhão de execuções da mesma tarefa).Pois o programa é basicamente um conjunto de ferramentas e técnicas baseado na mensuração de fatos que identificam e eliminam as variações ou falhas nos processos com o objetivo de transformar tais informações em conhecimento para solucionar o problema para ter uma redução da variabilidade em relação a uma meta específica e contribuição para o melhor controle dos resultados.
Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigmas estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.
“O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do inicio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la”. (Kaplan e Norton, 2001).
O conceito de Balanced Scorecard foi desenvolvido para que fosse possível analisar e organização de formas diferentes das atuais. Isso ocorreu em 1990, até então todas as medidas de desempenho eram baseados em aspectos contábeis e financeiros. Com a evolução do conceito de qualidade, as organizações passaram a enxergar que a qualidade dos produtos/serviços. Sendo que a organização precisa sempre estar melhorando suas praticas no mercado, com o intuito de possuir as melhores práticas, porém ao mesmo tempo, tem de sempre manter sua estratégia com os seus clientes-alvo.
Uma preocupação permanente na estratégia Seis Sigma é a redução da quantidade de desperdício, os denominados “defeitos”. Na estratégia Seis Sigmas, defeito é