Seis sigma
O exemplo de empresa de maior projeção com os resultados do Seis Sigma, tanto pela expressão e notoriedade de seu antigo presidente, Jack Welch, quanto pelo seu tamanho, é a General Electric. Em 1997, a GE anunciou o maior faturamento e o mais elevado lucro depois de 105 anos de existência da empresa. Esses resultados extraordinários e grande parte dessa conquista foram atribuídos ao programa Seis Sigma, implementado em 1995 (Maestrelli & Miguel, 2001). * Existem inúmeros casos de organizações que obtiveram êxito em programas Seis Sigma, como a Motorola:
A Motorola é hoje líder mundial em soluções integradas de comunicações e de eletrônica com uma historia que comprova sua vocação para inovar e seu comprometimento com a melhoria de vida das pessoas em todo mundo. Esse reconhecimento aconteceu a partir da implantação do programa Seis Sigma, que visa a melhoria dos resultados nos negócios.
Desde 1985, quando foi desenvolvida, a metodologia Seis Sigma, é aplicada globalmente na empresa. Esta empresa sabia que não era competitiva no começo dos anos 80. Pensavam que reduzindo sua ineficiência em 90%, subiria no mercado, o que indica que acreditavam haver um diferencial de 10 para um entre eles e os lideres do mercado.
Alguns críticos do programa, o considera uma metodologia virtual e inalcançável. Explicasse isso pelo insucesso da Motorola em atingir sua meta em 5 anos. Porem, quando analisada a meta inicial, melhorar o processo produtivo em dez vezes ao longo de cinco anos, verifica-se que esta tinha sido atingida. Tanto que a meta foi modificada para dez vezes a cada dois anos, o que resultava na melhoria de cem vezes em quatro anos. Realizando uma primeira analise, quanto às dificuldades de implantação, um dos problemas iniciais que pode ser encontrado deve-se a empresa estar lucrando em suas atividades normais. Contudo o crescimento de cinco vezes mais nas vendas, com lucros de 20% ao ano, que foi o caso da Motorola, não