Seis sigma
O Seis Sigma consiste na aplicação de métodos estatísticos a processo empresariais, com o objetivo de eliminar defeitos. A maioria das empresas opera no nível 4 Sigma, o que equivale a 6.210 defeitos por milhão de oportunidades de haver defeitos, porem ele foi desenvolvido para que se chegue ao maior nível. O nível 6 Sigma gera apenas 3,4 defeitos por milhão, um numero mínimo perante a quantidade produzida, assim evitando o retrabalho e se poupando de problemas futuros.
Desenvolvimento
Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.
Tecnicamente, Seis Sigmas se apresentam como um programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigmas, o que significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se executa a tarefa.
No centro da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser empregado se um processo atual necessita mais que somente uma pequena melhoria. A metodologia Seis Sigma passa por uma análise de definição do problema e, logo após, utiliza as ferramentas estatísticas estabelecidas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em conhecimento necessário para a solução do problema. As ferramentas estatísticas e o conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia de solução de problemas para aumentar a eficiência e desempenho
O objetivo estratégico do