Seis Fatos Recentes Sobre O Estado Isl Mico
Carolina Vellei | 27/02/2015
O Estado Islâmico (EI) faz parte dos noticiários internacionais desde meados de 2014, principalmente após o anúncio da criação de um califado nas regiões conquistadas na Síria e no Iraque. Nos últimos dias, as ações do EI se intensificaram e não saíram das manchetes. Separamos os principais fatos recentes que vão ajudá-lo a entender melhor o avanço do grupo pelo mundo.
(foto: GettyImages)
Para início de conversa, vale a pena darmos uma contextualização com um pequeno histórico sobre o Estado Islâmico. Mesmo para os que já sabem, fica como uma pequena revisão:
Entenda a expansão do Estado IslâmicoCom um vasto território que extrapola fronteiras, abrangendo áreas do Iraque e da Síria, ativos estimados em 2 bilhões de dólares e um contingente de 31 mil combatentes, o Estado Islâmico (EI) consolida-se como a mais poderosa organização extremista islâmica, a ponto de forçar o reengajamento militar dos EUA na região. Sua ascensão é surpreendente quando se considera que, até pouco tempo atrás, o EI era uma filial da Al Qaeda entre tantas outras atuando na Ásia e na África. Criado no Iraque em 2003, com o nome Al Qaeda no Iraque (AQI), o grupo espalhou terror contra as forças de ocupação e os xiitas, até ser praticamente aniquilado após a morte de seu comandante, Abu Musab al Zarqawi, em 2006. O grupo renasce a partir de 2010, já com um novo nome (Estado Islâmico do Iraque – EII) e outro líder. Em 2011 , os EUA encerram a controversa ocupação militar de quase nove anos na região. O vácuo de segurança criado pela retirada militar dos EUA, o clima de revolta dos sunitas com o governo pró-xiita do primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, e o caos da guerra civil na Síria criam condições para que o EII prospere. Eles então expandem suas atividades para o território sírio, onde infiltram militantes que saqueiam dinheiro e armas, além de