Seicho no ie
Surgiu em 1º de março de 1930 e cresceu no pós-guerra no Japão, quando a sociedade japonesa viu desmoronar a religião oficial do Estado, baseada na crença na divindade do imperador e uma das bases da ideologia militarista. Nesse vácuo ideológico e espiritual surgiram ou cresceram inúmeras seitas e religiões, entre elas a Perfect Liberty, a Igreja Messiânica Mundial (Johrei), Seicho-No-Ie, etc. Foi fundada por Masaharu Taniguchi e se mundializa a partir da II Guerra Mundial. Seu conjunto doutrinário incorpora elementos da ciência, do cristianismo, do budismo e do xintoísmo.
Masaharu Taniguchi nasceu em a 22 de novembro de 1893, na Vila de Karasuhara, município de Kobe, no Japão.entregou-se ao estudo teórico e prático das ciências psíquicas que exerciam atração sobre ele e nas quais depositava a confiança de que poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade.
Quando a Primeira Guerra Mundial estava no auge, imperava no Japão uma literatura moralizante, espiritualista e nacionalista. Taniguchi dedicou-se novamente à leitura e descobriu uma sutra budista (daizokio), tirando dela o ensinamento fundamental: "Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou tudo isso foi o coração... Segue-se disso que a doença pode ser curada com o coração..." Este conceito tornou-se fundamental no Seicho-no-iê.
Taniguchi ensinava que existia somente um Deus, o qual era representado de maneiras diferentes nas várias religiões. Ele se colocou como um messias cuja missão era unificar todas as religiões. O símbolo da Seicho-No-Ie revela esse intuito quando mistura a cruz cristã, a suástica e a lua budista e o sol xintoísta. Seu culto consiste em palestras acerca dos ensinamentos e