Seguridade social, saúde e assistência
A realidade de Coari é consequência da desigualdade social, por conta de uma má distribuição na renda. Várias coisas necessitam ser feitas nesta cidade, é claro que a principal dela seria realmente a questão da distribuição de renda, mais há outros meios que poderíamos recorrer para melhorar a situação atual do local.
Por meio da leitura do texto sobre Ribamar e sua cidade, averiguamos que já há uma certa mobilização por parte dos moradores, que há um interesse por parte destes de lutarem por seus direitos, e acredito que a coisa deva ir por aí também, pois por meio de associações de moradores de bairros ou cooperativas mudanças acontecem sendo resultado da luta popular como muitas vezes assim tem sido no decorrer da história e das expressões da Questão Social.
Porém o Estado deve investir em políticas públicas para este município, garantindo aquilo que já faz parte dos direitos destas pessoas perante a Lei, mais que em sua maioria não é posta em prática.
Segue aqui algumas sugestões, propostas de serviços já garantidos em Lei, para a cidade de Coari:
Previdência Social
*Uma espécie de posto móvel da previdência poderia ir da cidade até os ribeirinhas realizar esse serviço, também do mesmo modo averiguar quem já poderia se aposentar por idade.
Assistência Social
*Pode ser realizado o BPC ( Beneficio de Prestação Continuada) tanto para os idosos , quanto para os portadores de deficiência que não possuem meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família;
* Também serem cadastradas as famílias que tem direito ao Bolsa Família, que é um programa de transferência direta de renda;
* Embora o texto cite um CRAS itinerante na região, acreditamos que o mesmo deveria ter local exato entre os moradores.
* Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional- LOSAN entende-se o direito de que todos devem ter