Segurança redes de computadores
Data Center é uma modalidade de serviço de valor agregado, que oferece recursos de processamento e armazenamento de dados em larga escala, para que organizações de qualquer porte possam ter ao seu alcance uma estrutura de grande capacidade e flexibilidade, alta segurança e igualmente capacitada do ponto de vista de hardware e software para processar e armazenar informações. Data centers são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. A infraestrutura de data centers exige alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. As normas da Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA) são as mais utilizadas, especificamente a norma TIA 942, que estabelece a classificação de segurança TIER de 1 a 4.
A norma TIA 942 define 4 níveis, denominados Tiers (camadas) os quais correspondem a uma classificação progressiva de disponibilidade da infra-estrutura de um data center. Os Tiers foram originalmente definidos pelo Uptime Institute e correspondem aos seguintes níveis de classificação de riscos:
TIER 1: Básico
Susceptível a interrupções planejadas ou não planejadas. Erros operacionais ou falhas espontâneas da infra-estrutura do site podem provocar a interrupção dos serviços. Permite uma indisponibilidade (downtime, ou seja, tempo que uma aplicação ou sistema permanece indisponível para utilização) anual máximo de até́ 28,8 horas.
TIER 2: Componentes Redundantes
Em face da redundância nos equipamentos, esta categoria é menos susceptível a falhas. O ambiente possui piso elevado e planejamento N+1 (“Need plus one”). A distribuição de circuitos não é redundante. Permite uma indisponibilidade (downtime) anual máximo de até́ 22 horas.
TIER 3: Manutenção Concorrente
Permite atividades planejadas de manutenção sem a necessidade de