Segurança na construção civil
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO E
IMPLEMENTAÇÃO DA OSHAS 8.000 NOS CANTEIROS
DE OBRAS NA CIDADE DE BELÉM
ALUNO: FELIPE WALLACE DA COSTA VIEIRA
BELÉM
MARÇO – 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
FELIPE WALLACE DA COSTA VIEIRA
MATRICULA: 12019002801
REATÓRIO GRÁFICO DE QUESTIONÁRIO
Trabalho apresentado à disciplina Segurança na construção civil para obtenção de nota à mesma, ministrada pelo professor Adalberto.
BELÉM
Março – 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. METODOLOGIA
3. ANÁLISE GRÁFICA
4. CONCLUSÃO
1. INTRODUÇÃO
A realidade existente nos canteiros de obras em relação à segurança e saúde no trabalho, nos mostram que é preciso uma organização para introduzir um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho eficientes para gerir os riscos, identificando, analisando e controlando os perigos existentes.
Com a missão de criar um padrão de gestão de segurança e saúde de modo que os mesmos sejam avaliados e certificados, foi criada a OSHAS 8.000, uma vez que existe a compatibilidade com a ISO 9001 e ISO 14001, ambas normas relacionadas a sistemas de gestão de qualidade e do meio ambiente, respectivamente, soma-se a isso a capacidade de fornecer requisitos para um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional de modo a capacitar a organização a controlar seus riscos de SSO e melhorar seu desempenho.
Os requisitos da OSHAS 8.000 têm como objetivo eliminar ou minimizar os riscos para os trabalhadores e para as partes interessadas, que possam estar expostos a riscos para a saúde e segurança no trabalho.
2 - METODOLOGIA
Na terceira semana do mês de março de 2014, foram visitados diferentes canteiros de obras, todos localizados na cidade de Belém, foram feitas perguntas aos encarregados das respectivas obras e em seguida realizada a anotação das respostas