Segurança do ácido perclórico
Aluna: Bárbara Mammana Frugeri
[pic] ÁCIDO PERCLÓRICO [pic]
Oxiácido de fórmula HClO4, líquido, incolor, sem odor, miscível em água, sem ocorrência de polimerização, sem propriedades radioativas, instável se aquecido.
1. Não há ocorrência natural desta substância.
2. Principais usos:
É utilizado como herbicida, catalisador, em explosivos, em análises de cinzas produzidas por materiais combustíveis, na medicina, em precipitação seletiva de mucoproteínas (glicoproteínas compostas por mucopolissacarídeos), na fabricação de ésteres, em análises de óxidos de ferro, na titulação de aminas, componente de banho eletrolítico na deposição do chumbo, em polimento eletrolítico, reações de oxidação, auxiliar em reações de eliminação de água, preparação de reagentes orgânicos.
3. Métodos de fabricação:
Pode ser preparado por destilação de um perclorato em ácido sulfúrico concentrado, por uma mistura de ácido nítrico com perclorato de amônio que gera óxido nitroso e o ácido perclórico ou pela oxidação eletroquímica dos íons clorato em um ambiente ácido por adição de ácido sulfúrico às suas células.
4. Toxicidade à saúde humana e ao meio ambiente:
Se inalado provoca queimadura das mucosas e do pulmão, em contato com a pele gera queimaduras, pode provocar cegueira, se ingerido causa queimaduras e perfurações no esôfago e no estômago e pode causar parada cardíaca, podendo levar ao óbito.
5. Descrição dos principais riscos:
Efeito prejudicial devido à mudança do pH, forma misturas tóxicas e corrosivas com a água. Libera vapores muito corrosivos a pele e aos olhos, pode explodir se entrar em contato com algumas substâncias orgânicas, corrosivo para a maioria dos metais (com formação de gás hidrogênio), em contato com a maioria dos materiais combustíveis pode causar fogo ou explosões
6. Diagrama de Hommel:
[pic]
7. Descrição das medidas de