Segurança do trabalho
Segurança do Trabalho, é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Educação: criar uma consciência de segurança através de sinalização com slogans em locais de passagem, artigos sobre segurança na correspondência ou a comunicação de dias sem acidentes.
Treinamento em habilidades: incorporar as medidas de prevenção em processos de aprendizagem. Funcionários e gerentes devem ser treinados. Os gerentes devem ser multiplicadores do processo.
Engenharia: prevenir acidentes através do desenho de equipamentos ou de tarefas, incluindo os fatores que promovem fadiga, sono ou monotonia.
Mapeamento de riscos: localização de áreas de riscos, providências para eliminação de riscos de acidentes, inspeções periódicas, relatórios freqüentes e atenção da alta administração são imprescindíveis.
Proteção: proporcionar equipamentos com proteção. Isto inclui todos os equipamentos de proteção individual como sapatos ou botas de segurança, luvas, capacetes, óculos, máscaras, aventais, protetores de ouvido etc. Também inclui a proteção externa e a manutenção preventiva do equipamento.
Regras de reforço: os melhores regulamentos e regras são eficientes na redução d acidentes se não forem continuamente reforçados e aplicados. Devem proporcionar algum tipo de retroação.
Levando-se em consideração todos os problemas que envolvem a saúde do trabalhador, pode-se dizer que a educação, a informação, a solidariedade, a organização e a participação dos trabalhadores são elementos importantes na prevenção de acidentes de trabalho. A