Segurança do Trabalho
Camila Marques
Carolina Campos
Deborah Christie
Katriane Barros
MAPA DE RISCO
Brasília-DF
2013
Ana Cristina Máximo
Camila Marques
Carolina Campos
Déborah Christie
Katriane Barros
MAPA DE RISCO
Apresentação de Mapa de Risco na disciplina de Atividade Práticas Supervisionadas (APS), apresentado no curso de Nutrição 3º Semestre na Universidade Paulista (UNIP) no Campus de Brasília-DF.
Orientador: Ellen Tanus Rangel
Brasília-DF
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 4
ELABORAÇÃO DO MAPA DE RISCO 4
CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS 5
Agentes físicos 5
Agentes químicos 6
Agentes Biológicos 7
Risco Ergonômico 7
Risco de Acidentes 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
ANEXO 10
ANEXO – Mapa de Risco Laboratório de Microscopia e Microbiologia 10
INTRODUÇÃO
Mapa de risco é um modelo participativo com o intuito de eliminar e/ou controlar os riscos e melhorar o ambiente e as condições de trabalho. Esta medida favorece os trabalhos, por possibilitar atitudes mais cautelosas diante dos riscos identificados bem como os empregadores com uma redução ou eliminação de riscos detectados, sendo obrigatório nas empresas com grau de risco e número de empregados que exijam uma Comissão interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), implantado pela Portaria nº 5/92 do Ministério do Trabalho e da Administração e alterada pela Portaria 25 de 20;12;94.
O mapa de risco é elaborado pela CIPA, conforme a NR-5, item 5-16, alínea “o”, ouvidos os trabalhadores de todos os setores e com a colaboração do SESMT, quando houver, sendo indispensável à participação das pessoas expostas aos riscos.
O mapa de risco é elaborado anualmente e deve ser fixado em local visível e simbolizado por círculos de três tamanhos distintos: pequeno, médio e grande e por tipo de agentes químico, biológico, físico, ergonômico e risco de acidentes representados respectivamente pelas cores vermelha,