segurança do trabalho
• Motivação A motivação nada mais é, do que os fatores mais importantes que o operador necessita saber para ter um boa realização do trabalho; assim sendo, é necessário levar em consideração dois fatores importantes: processos de laminação (tipos de laminadores); Temperatura de trabalho (tipos de laminação).
• Introdução A laminação é um processo de conformação mecânica, ou seja, fazê-lo mudar de forma e esta mudança ocorre por esmagamento entre rolos giratórios em sentidos opostos.
• Definição
A laminação é um processo de conformação mecânica, que consiste em deformar plasticamente* o material, ou seja, fazê-lo mudar de forma e esta mudança ocorre por esmagamento entre rolos giratórios. A pressão necessária para o que mesmo sofra esta deformação é enorme e os esforços envolvidos são de compressão. *Plasticidade é a propriedade que o material metálico tem de manter uma determinada deformação.
• Tipos Existem dois tipos para se realizar a laminação, considerando-se a temperatura de trabalho a ser utilizada.
A Quente
Parte-se de blocos maciços e espessos, normalmente de metal, onde os mesmos são aquecidos e deformados plasticamente sob altas tensões e temperaturas. Nesta etapa do processo deseja-se uma redução maior redução da espessura do bloco e por consequência obtem-se um aumento de comprimento. A laminação a quente permite uma maior deformação.
A Frio
Normalmente é a última parte do processo de laminação. Como mencionado anteriomente, também por compressão de rolos laminadores, comprime-se o material, só que agora a frio (temperatura ambiente, ou abaixo da temperatura de recristalização), para