Segurança do trabalho
COMPONENTES: Émerson Oliveira Flávio Nogueira X PROFESSOR: Célio DISCIPLINA: Legislação Aplicada
Lavras, 12 de Setembro de 2011
RESUMO
Desde 2000, o último dia do mês de fevereiro, é considerado Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT) como são conhecidos, agora, no Brasil. Trata-se de um marco de extrema relevância. É a primeira vez na estória que uma doença profissional (LER) passou a ser considerada como questão de saúde pública mundial.
Uma coisa é certa: a única saída para a chamada epidemia da virada do século está na prevenção, pois sua cura, tratamento e reabilitação são muito demorados, custosos e, quase sempre irreversíveis.
Felizmente, um programa adequado de prevenção com base na Ergonomia de conscientização simples, sem muitos divaneios, e muitas elucubrações, pode prevenir de forma significativa todos os problemas
A postura errada, a repetição de movimentos sem pausas, o tempo parado em frente a um computador (ou mesmo a uma televisão), são algumas das causas dessa doença .
Quem tem má postura ou seu posto de trabalho força a má postura, é sem dúvida alguma, um forte candidato à uma tendinite, por exemplo.
O mercado PET, em especial o pessoal do banho e tosa é um dos grandes atingidos por essas patologias.
Quem permanece em frente ao computador ou mesmo em pé por longos períodos também são potenciais candidatos a essas patologias.
Conheça mais sobre esse assunto pois você, sem dúvida, também irá se beneficiar com ele.
Dia 28 de Fevereiro – Dia Mundial do Combate às LER/DORT
INTRODUÇÃO
LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS - A EPIDEMIA DA VIRADA DO SÉCULO
Desde 2000, o último dia do mês de fevereiro, é considerado Dia Internacional do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT)