Segurança do trabalho
CURSO: SGQCC
* O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. * Ao participar do PBQP-H e garantir o respeito às normas através dos ensaios laboratoriais, as indústrias cerâmicas igualam-se aos segmentos da construção civil que possuem resultados positivos no Programa do Governo Federal, e têm seus produtos valorizados no acesso a obras com recursos públicos e privados, segundo os preceitos do Programa. * Sim. São normas diferentes porem adotam os mesmos critérios e a PBQP-H e apenas pra a indústria da construção civil já a ISO 9001 e globalizada para outras áreas tanto na construção civil como pra todos os tipos de empresa que adotam sistemas da qualidade.
* As diferenças são que a PBQP-H é somente aplicada na área da construção civil já a ISO 9001 pode ser aplicada tanto na construção civil como em outras empresas diversificadas em outros ramos empresariais.
* O SiAC tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras da construção civil. * São 7 níveis, Abrangência Nacional, Caráter Evolutivo, Caráter Proativo, Flexibilidade, Sigilo, Independência e Harmonia com o INMETRO. * O Sistema de Avaliação da Conformidade (SiAC) é a norma do programa destinada à avaliação da conformidade de Empresas Construtoras que foi baseada na série de Normas ISO 9000. Esta norma foi elaborada partindo de níveis evolutivos, onde estabelece níveis de avaliação da conformidade progressivos (Níveis D, C, B, A). No SiAC, além do escopo de edificações, temos também os subsetores de saneamento, obras viárias e obras de arte especiais.