segurança do trabalho
Segurança do trabalho
LOGÍSTICA e SEGURANÇA tem uma diferença muito grande,que não deve ser comparada e nem questionada qual dos dois é mais importante.Com isto, não se coloca a prova, o conhecimento e nem o objetivo de ambas as partes, quando dizem - "qual das duas merece mais atenção" - entretanto, a SEGURANÇA é mais ampla,pois se refere não somente a segurança de produtos,mas também aplica-se a segurança dos integrantes que estão envolvidos dentro do processo interno da LOGÍSTICA, desde o relacionamento com os fornecedores até os componentes de segurança de cada processo e sistema.
É necessário desenvolver a ligação entre os processos logísticos com a preservação da saúde e da segurança no trabalho.
Alguns conjuntos de medidas são adotados para minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. O acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores exógenos e traumáticos relacionados ao trabalho. Deve se ter dois critérios: etiologia laboral e lesividade. Não se considera acidente de trabalho um dano sem repercussão na capacidade laborativa ou que tenha origem fora do trabalho.
Todo acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho. Como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso, inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa.
Podemos ver hoje em dia que cada vez mais empresas estão investindo na segurança do trabalhador, não só visando o lado dele, mas ao lado da empresa. A AmBev é um exemplo disso investiu com intenção de manter seguras as operações novos sistemas, ferramentas e padronização e treinamentos de segurança,