Segurança do Trabalho
Curso: Técnicas de Análise Quantitativas de Riscos Data: ___/_____/_____.
Discente: _______________________________________. Matrícula:__________.
AVALIAÇÃO INICIAL
I) Nos itens que se seguem de 01 a 15, assinale “A” para as assertivas que forem verdadeiras e “E” nas que forem falsas.
01- ( ) A Análise de Risco é utilizada para avaliar tanto a implementação quanto a operação de uma atividade ou empreendimento no que se refere aos perigos envolvendo a operação com produtos perigosos (químicos tóxicos, inflamáveis ou explosivos).
02- ( ) As técnicas de análise de riscos em empreendimentos ou atividades em operação, são utilizadas para avaliar os perigos envolvendo tanto a emissão de poluentes resultantes dos processos utilizados pela instalação, quanto o manejo de produtos perigosos e suas conseqüências na ocorrência de eventuais acidentes, seja para o público interno (empregados) quanto para o público externo ao empreendimento.
03- ( ) Entre os critérios utilizados em análise quantitativa de riscos, utiliza-se a curva FN. A curva FN é um diagrama referente ao risco individual que é determinado pela plotagem num plano cartesiano em escala logarítmica no eixo da ordenadas: a freqüência acumulada anual de acidentes com até N fatalidades e no eixo das abscissas também em escala logarítmica a intensidade de conseqüências expressa em número de fatalidades.
04- ( ) A Norma Petrobras N-2782 estabelece para qualquer fase do ciclo de vida de um empreeendimento, isto é desde o projeto conceitual (FEL 2) até a sua desativação, o emprego universal das técnicas de Árvore de Falhas e Árvore de Eventos.
05- ( ) Na técnica da árvore de eventos é feita a análise de importância dos cortes mínimos porque isso permite que os mesmos sejam ordenados de modo a se obter aqueles cortes que mais contribuem para a ocorrência do evento possibilitando uma otimização no emprego de medidas preventivas e/ou mitigatórias.