segurança do trabalho
HIGIENE PESSOAL
De acordo com a definição encontrada no dicionário, higiene é a parte da medicina que trata da conservação da saúde. Ou seja, trata sobre a prevenção das doenças. Na prática, consiste no uso constante de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos.
As técnicas de manutenção e preservação do bem estar, saúde perfeita e harmonia funcional do organismo, recebe o nome de hábitos higiênicos. Estes podem ser divididos nos seguintes grupos:
• Higiene Pessoal;
• Higiene Coletiva;
• Higiene Mental;
• Higiene Ambiental;
Hoje vamos falar sobre higiene pessoal.
Você já parou pra pensar no que faz para melhorar sua qualidade de vida? E em relação às outras pessoas?
Imagine a seguinte situação. Você está no seu local de trabalho, e nota que um colega não está realizando uma boa higiene pessoal. O que faz em uma situação como essa? Difícil, não? Agora, imagine se a situação se inverte, e você passa a ser o colega sem higiene?
Pois bem, vamos conferir o que pode ser feito para que situações como essa não aconteçam.
Lavar as mãos
Uma das coisas que aprendemos ainda quando crianças é que, antes de comer, depois de chegar da rua, ou sempre que possível, lavar as mãos com água e sabão. Mas porque isso é tão importante?
Vejamos desde o início. Ao nosso redor existem milhares de micro-organismos, que podem ou não ser nocivos. Alguns são essenciais, como os que compõem a flora intestinal, fazendo com que o intestino funcione regularmente.
Já outros mais conhecidos por germes (vírus, bactérias e fungos) são responsáveis por infecções e geralmente estão presentes na superfície de alimentos, água, objetos e inclusive no corpo humano. Assim, podem ser transferidos de pessoa a pessoa.
Como as mãos são a principal via de contaminação existente, é essencial que a higiene deste local seja muito bem feita. Lavar as mãos é a maneira mais importante para ajudar na redução da disseminação de doenças e transmissão de