Segurança do Trabalho
2- Teoria da sociedade de massa: se desenvolveu nos anos 40 e 50, período que compreende a Segunda Grande Guerra Mundial . Essa vertente se preocupa com os regimes totalitários, fascismo e nazismo nasceram nesse período. Trata-se de uma corrente mais preocupada em entender os comportamentos coletivos, vendo-o como fruto de anomias, de carências e privilégios. Alguns autores dessa corrente utilizaram formulações que tratavam do comportamento irracional das massas.
3- Abordagem sociopolítica: desenvolveu-se a partir dos anos 50, período marcado pela Guerra Fria, surgimento dos movimentos fortemente ideopoliticos e transformações na indústria, instauração do Keynesianismo e Fordismo, bem como processo de expansão do capital. Nessa perspectiva os movimentos sociais são sintomas do descontentamento dos indivíduos com a ordem social vigente e visam mudar essa ordem. Não trata das origens do movimento social, tentam compreender os comportamentos coletivos do tipo político partidário.
4- O comportamento coletivo sob a ordem do funcionalismo: pauta-se na teoria de ação social de Parsons. Tenta entender o comportamento coletivo através dos binômios anomia/disnomia e organização/desorganização, binômios esses que são base da teoria funcionalista . Acredita na ordem social estática e racional, já os movimentos