Segurança do trabalho
O ruído é um tipo de som que provoca efeitos nocivos no ser humano, sendo uma sensação auditiva desagradável que interfere na percepção do som desejado. A perda induzida pelo ruído é uma patologia cumulativa e insidiosa, que cresce ao longo dos anos de exposição ao ruído associado ao ambiente de trabalho.
Trabalho, Ruído e Audição - Segundo o dicionário brasileiro da língua portuguesa, Trabalho significa esforço, labutação, lida; tipo de ação pela qual o homem atua, de acordo com certas normas sociais.
Ruído é um som indesejado que pode variar em qualidade, intensidade e duração. Pode afetar o bem-estar físico e mental das pessoas.
Um dos maiores problemas causados pelo ruído é a perda auditiva permanente e irreversível e sintomas associados como o zumbido. Além disso, ele pode afetar os sistemas respiratório, circulatório e digestivo, pode causar dores de cabeça, estresse, fadiga, entre outros. Audição, simplificadamente, é a percepção dos sons através do ouvido.
Desde o século XVII, existem relatos de doenças ligadas a diferentes profissões.
Desde a revolução industrial e atualmente a tecnológica cada vez mais influente em nossas vidas, o aumento do ruído ambiental e ocupacional vem crescendo rapidamente e conseqüentemente os malefícios estão cada vez mais presentes em nossas vidas.
Podemos dizer que ambiente de trabalho ruidoso é prejudicial à saúde, portanto medidas de segurança precisam ser realizadas para proteger os trabalhadores.
"As medidas de segurança como controle de ruído, uso de protetores auriculares, realização de audiometrias e exames médicos periódicos, são medidas indispensáveis e obrigatórias para proteção e prevenção das perdas auditivas e problemas extra-auditivos causados pelo ruído.
Pode-se concluir então que trabalho, ruído e audição estão extremamente relacionados, portanto temos que dar atenção ao controle do ruído, usar os protetores auriculares e realizar exames audiológicos periódicos para evitar