Segurança do trabalho
“O processo para identificar os aspectos ambientais significativos associados às atividades das unidades operacionais deve considerar, onde é relevante:
a) emissões na atmosfera;
b) despejo em água;
c) gestão de resíduos;
d) contaminação do solo;
e) impactos às comunidades;
f) uso de matérias-primas e recursos naturais;
g) outros temas relativos ao ambiente local;” “Os objetivos devem ser específicos e as metas devem ser mensuráveis, sempre que praticável, e aonde for apropriado, levar em consideração o estabelecimento de medidas/providências preventivas. Ao avaliar suas opções tecnológicas, a organização pode considerar o uso da melhor tecnologia disponível, quando for economicamente viável, com custo apropriado e julgada apropriada. A referencia aos requisitos financeiros da organização não pretende sugerir que as organizações sejam obrigadas a usar metodologias de contabilidade dos custos ambientais”.
A criação e uso de programa(s) de gestão ambiental são elementos chave da implementação bem sucedida de um sistema de gestão ambiental. O programa deve descrever como as metas da organização serão atingidas, inclusive cronograma e pessoal responsável pela implementação da política ambiental. Este programa pode ser subdividido para atingir elementos específicos das operações da organização. O programa deve incluir uma análise crítica ambiental para novas atividades.
O programa pode incluir, onde apropriado e prático, considerações sobre as fases de planejamento, projeto, produção, marketing, e disposição. Isto pode ser feito tanto para atividades, produtos e serviços atuais, como novos. Para produtos, pode indicar projeto, materiais, processo de produção, uso e disposição final. Para instalações, ou mudanças significativas de processos, pode abranger planejamento, projeto, partida, operação e, no tempo apropriado, determinado pela organização,