Segurança do paciente - breve análise
SAÚDE – TURMA 19
TEMA
SEGURANÇA DO PACIENTE
Dr. Alfredo Guarischi
ALUNO
MARCELO VIANA
DISCIPLINA
GESTÃO DA QUALIDADE
PROFESSOR
KLÉBER FIGUEIREDO
2012 1. RESUMO
A segurança do paciente é vista hoje como prioridade estratégica das instituições e por isso deve-se promover a incorporação da qualidade assistencial e da segurança do paciente na prática do dia a dia.
O palestrante nos mostrou pesquisa com dados do DATASUS onde, das 11 milhões de internações geradas em 2007, tivemos 370 mortes declaradas como ocorridas por falha no sistema, sendo que 130 foram eram evitáveis.
O sistema de saúde oferece um ambiente complexo e altamente propenso a erros nas suas diferentes dimensões. De maneira geral, podemos dizer que o erro no sistema de saúde pode ocorrer por: falha humana, falha da organização ou falha de equipamento; normalmente mais de um fator está envolvido.
Os princípios da prevenção de acidentes devem ser ressaltados: * Todo acidente tem um precedente, * Todos os acidentes podem e devem ser evitados, * Todos os acidentes resultem de uma sequência de eventos e nunca de uma causa isolada.
A geração de informações e evidências objetivas através da análise aprofundada de todo os eventos, incluindo os erros não aparentes, assim como a compilação e disponibilização das informações sobre qualidade e segurança do paciente em todo o âmbito hospitalar, permitem a adequada formulação, melhoramento e execução dos programas de qualidade e segurança do paciente.
Capacitar profissionais para o atendimento ao paciente nos aspectos que envolvam a prevenção de eventos na assistência à saúde por meio de educação permanente é parte integrante de qualquer programa de qualidade que envolva a segurança do paciente.
Deve sempre ser lembrado que o propósito da prevenção de acidentes não é restringir as atividades profissionais, mas sim, estimular o seu desenvolvimento com segurança.
2. CONSIDERAÇÕES:
A minha