Segurança de tralho
A função do engenheiro no ambiente é desenvolver soluções para os problemas ambientais através da aplicação da engenharia. Deve ser capaz de entender os processos ambientais, reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planear as intervenções adequadas de forma a controlar a poluição e recuperar ou preservar a biodiversidade existente.
O engenheiro tem que criar, formular, calcular, estudar, se atualizar, mas também tem suas funções sociais. Um profissional com tanta carga e conhecimento está muito apto a dar auxílios a comunidades menos favorecidas. Esse profissional pode contribuir com sua intelectualidade e consciência investindo em projetos que resultem em produtos e serviços que ajudem no desenvolvimento comunitário e na inclusão social.
Dentre varias outras obrigações e responsabilidade o engenheiro também deve se atentar principalmente a sua Responsabilidade Civil, trata-se da obrigação de reparar ou indenizar, por eventuais danos causados no exercício de sua atividade. O profissional que lesa alguém tem a obrigação legal de cobrir os prejuízos.
Levando em conta o código civil brasileiro que nada mais é que um diploma legal que agrupa de forma sistemática as normas concernentes às relações jurídicas de ordem privada.
É fruto de uma preocupação com a segurança e a precisão no entendimento do direito, caracterizada ainda pela neutralização política do Poder Judiciário e a consequente canalização do direito para o endereço legislativo, culminando com o fenômeno da positivação, onde aquele passou a ser visto unicamente como "norma posta" (lei escrita), o que de outro lado aguçou a consciência de seus limites, em especial os temporais, institucionalizando a mutabilidade do